Galo x Botafogo, um confronto histórico.



No próximo sábado (01/12), o Atlético entrará em campo contra o Botafogo, às 19h, na Arena Independência, visando defender a sexta posição no Campeonato Brasileiro e, consequentemente, a vaga para a próxima Copa Libertadores. Sem mais nenhum objetivo neste Brasileirão, a equipe carioca vem a Belo Horizonte apenas para cumprir tabela.

De acordo com o site Galo Digital, Atlético e Botafogo já se enfrentaram 104 vezes, com vantagem para o time carioca. O Galo venceu 31 partidas, empatou 26 e perdeu 47. A equipe mineira marcou 164 gols e sofreu 197. O retrospecto dá ao Atlético um aproveitamento de 38,1%.

Levando em consideração apenas os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, Atlético e Botafogo duelaram 49 vezes, com 16 vitórias para o time mineiro, 14 empates e 19 derrotas do alvinegro de Minas. Foram 72 gols marcados e 77 sofridos – o que dá ao Galo um aproveitamento de 42,2%.

Atlético e Botafogo se enfrentaram oito vezes na Copa do Brasil, com ampla vantagem para os cariocas. O Galo saiu vencedor em apenas uma ocasião, empatando três e perdendo quatro partidas. O time mineiro marcou seis gols e sofreu 13.


Tratando-se de Copa do Brasil, a partida mais marcante para os atleticanos foi pelo torneio de 2007, que ficou marcada por um enorme erro de arbitragem, em que o árbitro Carlos Eugênio Simon não marcou uma penalidade clara de Alex Bruno em Tchô.

"Fui o pivô da situação, e depois de dois anos, estava no Galo. O Bebeto de Freitas, que era presidente do Botafogo, forçou um pouco para eu ir para o Atlético, onde estava o Éder Luís, com quem tinha jogado já. Mas fui bem recebido, até mesmo pelos torcedores. Um ou outro comentava sobre o episódio do pênalti, e eu confirmava que tinha feito o pênalti. O próprio Tchô veio falar no início (risos)", disse Alex Bruno em entrevista ao Globoesporte.com. O defensor jogou no Galo em 2009.

Em competições internacionais, Atlético e Botafogo duelaram seis vezes, sendo duas pela Copa Conmebol e quatro pela Sul-Americana. No retrospecto geral, o Galo venceu um jogo e perdeu cinco, marcando sete gols e sofrendo 15.

Observando os dados por cidade, Galo e Botafogo jogaram 54 vezes em Belo Horizonte e neste quesito o alvinegro mineiro tem vantagem. São 20 vitórias do Atlético, 16 empates e 18 derrotas. O time de Minas marcou 96 gols e sofreu 100.

História:

A primeira partida entre Atlético e Botafogo aconteceu no dia 21 de outubro de 1923, em amistoso realizado no estádio do Barro Preto, em Belo Horizonte. Na ocasião o Galo foi derrotado por 4 a 2.

A maior goleada aplicada pelo time mineiro foi no dia 18 de agosto de 1999, quando Guilherme, Marques, Belletti, Adriano e Curê fizeram os gols da vitória de 5 a 1 do alvinegro de Minas sobre os cariocas.

A última partida entre Atlético e Botafogo foi no dia 19 de agosto deste ano, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com boa atuação, o Galo venceu o time carioca por 3 a 0. Luan, Cazares e Tomás Andrade fizeram os gols.

#FalaGalo / Stefano Bruno

Comentários